Maldita tosse!...


Com a chegada do Outono, surgem invariavelmente as primeiras constipações, frequentemente acompanhadas de congestão nasal e tosse.

Pela mesma altura começam também a corrida aos antitússicos e as noites mal dormidas porque os pimpolhos, ou até os adultos, "rebentam" literalmente a tossir durante a noite!

Qual de nós não praguejou já, mais do que uma vez, alto e bom som: Maldita tosse!!

Pois bem, importa lembrar, antes de mais, que a "maldita", consiste, na realidade, num mecanismo de defesa que promove a remoção de secreções e corpos estranhos dos brônquios e da traquéia.

As nossas vias respiratórias encontram-se revestidas de células especializadas, cuja função é segregar muco e captar as partículas de pó e outras substâncias estranhas, impedindo a sua entrada para o interior do organismo.
No entanto, quando há inflamação ou infecção dessas vias respiratórias, a secreção de muco aumenta de tal modo que causa irritação dessas mesmas vias.
A tosse é o mecanismo pelo qual o organismo tenta livrar-se desse muco em excesso.

A tosse inicia-se com uma inspiração profunda, seguida pelo encerramento da glote e pela contração da musculatura torácica, aumentando a pressão na cavidade torácica.
Quando a glote finalmente se abre, o ar chega a atingir os 480 km/hora ao longo da traqueia!

Sendo ponto assente que a tosse é um mecanismo de defesa, não deixa por isso de ser incomodativa, sendo pois natural que procuremos alívio.

Aqui ficam algumas receitas caseiras para lutar contra as tosses mais incomodativas...

  • Xarope de cenoura - deixa-se macerar cenoura ralada com açúcar amarelo mascavado e toma-se às colheres o xarope assim obtido.
  • Xarope de cebola - segue-se o procedimento anterior, substituindo a cenoura ralada por cebola às rodelas.
  • Chá de casca de amêndoa - coloca-se uma mão cheia de casca de amêndoa (a casca dura exterior) em 1/2 litro de água, e vai ao lume a ferver com 3 colheres de sopa de açúcar mascavado durante uns 5 minutos. Coa-se e toma-se quente, como chá.

Em alternativa, pode também esfregar a sola dos pés com Vick Vaporub (passo a publicidade) e calçar umas meias bem quentinhas, para obter uma noite mais tranquila.
(Esta alternativa será, com certeza, a menos natural, sendo ainda assim bem melhor do que recorrer a xaropes químicos!)


Estas "receitas" são válidas tanto para adultos quanto para crianças.

Para terminar, convém apenas lembrar que nem sempre a tosse é um mecanismo protector. Em certos casos pode até ser a primeira manifestação de uma doença. E, assim sendo, qualquer tosse crónica ou persistente, merece sempre ser investigada.