O que esperar de uma consulta de Osteopatia

Qualquer consulta de Osteopatia começa, normalmente, sempre pela elaboração da história clínica do paciente, durante a qual, por meio de um interrogatório detalhado, se registam as queixas do paciente.
Em seguida, procede-se à observação cuidada de eventuais exames imagiológicos e laboratoriais, motivo pelo qual é sempre conveniente levar consigo quaisquer radiografias que tenha em sua posse.
Posteriormente, o osteopata irá proceder ao exame visual estático e dinâmico do paciente, através do qual avalia a sua atitude antiálgica (anti-dor), muitas vezes reveladora da natureza da lesão osteopática.
Concluído este exame visual, o osteopata irá então definir, por meio de testes palpatórios específicos, as regiões corporais que apresentam restrições de movimentos susceptíveis de interferir com o estado de saúde do paciente.
Neste conjunto de testes, o osteopata usa apenas as mãos, de forma suave e indolor, testando a mobilidade própria de cada tecido (dérmico, muscular e ósseo).
Terminado o diagnóstico, o terapeuta determina então em função da idade de cada paciente, da sua morfologia e do seu estado de saúde, as técnicas manuais mais apropriadas para estimular os sistemas fisiológicos do seu organismo, actuando assim, de um modo geral, ao nível de todos os órgãos.
O tempo de tratamento e o número de sessões depende muito de caso para caso.
Duas a três consultas podem ser suficientes para resolver um caso agudo enquanto que um caso crónico pode necessitar de um tratamento mais prolongado.
Os resultados de um tratamento osteopático podem normalmente ser avaliados após as primeiras três sessões de tratamento.

Para marcação de consultas ligue: 932202302
António Narciso -Osteopata