Vitamina C

Com o frio intenso que se faz sentir e em época de gripes e resfriados, é sempre bom pensar em reforçar as defesas naturais do nosso organismo e prepará-lo para combater possíveis invasores…
Uma solução simples e eficaz para reforçar as nossas defesas orgânicas é a Vitamina C (também conhecida como ácido ascórbico).
Para além de ajudar a prevenir gripes e constipações, a Vitamina C é indispensável para o metabolismo de absorção do ferro e da formação de hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue), e tem acção desintoxicante.


A Vitamina C contribui também para a saúde dos dentes, das gengivas e dos vasos sanguíneos, ajudando a combater hemorragias (nasais, por exemplo).

A Vitamina C é essencial também à formação do colagéneo (proteína que confere tonicidade à pele) e favorece a cicatrização.

De um modo geral, a Vitamina C fortalece o sistema imunitário e aumenta a resistência do organismo

Na natureza, a Vitamina C pode ser encontrada nos citrinos como a laranja e o limão e, principalmente, na acerola, que constitui a maior fonte natural desta vitamina.
Encontra-se igualmente presente nas folhas e legumes frescos, como agrião, salsa, alface, repolho, pimentão, fava, tomate, cenoura, vegetais de folha, couve flor, batata, brócolos, nabo, espinafre e outros vegetais frescos.
No entanto, é facilmente destruída pela luz e pelo calor, pelo que os alimentos devem ser armazenados em local fresco e escuro e preparados ou cozinhados o mais rapidamente possível.

Em suplementação, opte por Vitamina C de Acerola pois é mais facilmente assimilada pelo organismo. Para além disso, este fruto contém igualmente bioflavonóides que potenciam a acção da vitamina C no organismo.

A título de exemplo, recomendamos o ACEROLA C (da Bioaxo).
Para mais informações a respeito deste produto visite a nossa loja online em
http://lojacmna.blogspot.com/.

A Vitamina C é uma vitamina hidrossolúvel, o que significa que se dissolve na água e que qualquer excesso presente no organismo é normalmente excretado pela urina.
No entanto, quantidades excessivas de Vitamina C podem, ainda assim, ser prejudiciais, sobrecarregando os rins e/ou causando diarreias, por exemplo.
O importante é então optar por um bom suplemento vitamínico e não ultrapassar as doses recomendadas pelo fabricante ou pelo seu clínico.